terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Polvo ao "nosso" mediterrâneo

Passamos alguns dias revigorantes na Baía de Zimbros, nosso mediterrâneo. Compartilhamos essa receita simples, mas deliciosa. O único segredo é acertar o ponto do cozimento do polvo, que não pode ficar duro ou passar da medida. Existem várias formas de cozinhá-lo, tem gente que dá uma "sova" prévia no bichano, nós utilizamos a panela de pressão. Outra boa dica comprá-lo já congelado, pois isso amacia sua carne. E aproveite a água do cozimento para preparar um arroz ou um risoto.

Ingredientes
1 polvo de aproximadamente 1,5 quilo
1/2 quilo de tomate, sem semete, cortados a chinesa
300 gr de cebolas roxas, cortadas em julienne
1 maço de brocólis
Azeite de oliva extra virgem
Sal grosso
Pimenta
Páprica picante

Cozinhe o polvo em uma panela de pressão, por aproximadamente 15 minutos, contados após a pressão da panela. Lave o polvo delicadamente, removendo a pele e preservando as ventosas. Corte em pedaços de aproximadamente 2 cm, inclusive a cabeça. Tempere com sal, pimenta do reino e reserve.

Em uma frigideira aqueça o azeite e doure a cebola. Reserve. Doure o tomate e reserve. Agora acrescente o polvo, o tomate e a cebola e mexa rapidamente.

Coloque tudo numa terrinê com um maço de brócolis, em flor. Regue com bastante azeite de oliva, tampe a terrine e coloque para aquecer no forno a 180°, por aproximadamente 10 minutes. Destampe a terrine e deixe dourar.

3 comentários:

Unknown disse...

grande casal: por aqui td numaniace, saudades e boas lembranssas de vcs... preparem um super rango para a nossa volta, gostamos do polvo... estamos bebendo muito vinho nacional por aqui... abrassos com o teclado estranho... norton e dani

Anônimo disse...

Õ Jose e Felipones,feliz 2009 p/ nozes!!Quero muito ir num jantar aí,vou montar um grupinho e daí ligo ,ok?Tenho acompanhado o blog desde que a gente se encontrou ,e adoro!Um beijão da Minhoca!!!!!!!!

Pastifício dell'amore disse...

Valeu Minhoca, manda seus contatos para prepararmos um super jantar pra vc aqui no pastificio. beijos, felipones. o meu é felipones@gmail.com