terça-feira, 3 de março de 2009

Bacalhau com feijão branco

Por muito tempo, tivemos certa reticência ao bacalhau. Superada no ano passado, graças ao preparado pela Família Raposo, da Cantina dos Açores, autêntico pé-sujo português, situado na Eusébio da Mota, Juvevê. O local nos foi apresentado pela dupla Gabi e Rafa e, desde então, temos nos aventurando em algumas receitas. Nossos amigos lusitanos afirmam que há "1001 maneiras de se preparar o bacalhau". Nós não inventamos muito e utilizamos os clássicos acompanhamentos, como batatas, ovos e cebolas. O feijão branco, assim como o grão de bico, é um tradicional acompanhamento.

Ingredientes (para 4 pessoas)
1/2 quilo de posta de bacalhau salgada (de acordo com o seu bolso. Em geral, as mais caras são as melhores, mas sempre é possível garimpar bons produtos)
4 ovos cozidos
4 batatas cozidas na água do bac
2 cebolas
1/2 quilo de feijão branco
Uma garrafa de azeite de oliva extra-virgem
Sal, páprica picante, açafrão-da-terra e pimenta-do-reino

Lave bem o bacalhau, cubra com água e coloque-o em uma refratário com tampa. Coloque na geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos duas vezes.

Deixe o feijão branco de molho por 12 horas. Frite uma cebola, acrescente o feijão escorrido, cubra com água e deixe cozinhar naturalmente, sem pressão. Deixe o clado engrossar lentamente, em lume baixo, e tempere com sal, páprica picante, açafrão-da-terra e pimenta-do-reino.
Demora, mas fica com um caldo mais saboroso e os grão s mais al dente. Reserve.

Depois de dessalgado, coloque o bacalhau em uma panela com água e deixe ferver por 7 minutos. Deslique o fogo e deixe por mais 5 minutos. Retire-o com uma escumadeira, reservando a água do cozimento e acrescentando as batatas. Deixe cozinhar. Coloque os ovos para cozinhar. Enquanto isso, limpe a pele do bacalhau, tomando cuidado para não estragar as postas. Reserve. Doure-as em uma frigideira com bastante azeite de oliva, aquecido em banho-maria.

Monte o prato intercalando os ingredientes, regando com abundante azeite de oliva. Sirva com o feijão branco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei, vou experimentar. Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça por lá e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira