sábado, 21 de novembro de 2009

Trio mineiro

Nada como uma comidinha mineira para alegrar a alma e o espírito. Cozinha farta, cabocla, brasileira acima de tudo. Porco, farofa de couve e batatas assadas à moda 'Richard', grande companheiro de vida, que deixou este legado maravilhoso.

Ingredientes
Uma sobrepaleta de porco (600gr)
Duas batatas cortadas em rodelas finas
1/2 copo de vinho branco
sal e pimenta do reino
100 ml de azeite
5 dentes de alho inteiros
10 folhas de sálvia picadas
2 ramos de sálvia
2 cebolas em rodelas
1 chilli sem sementes bem picado
Um maço de couve picada finamente
Um naco de bacon -picado emcubos pequenos
Um punhado de farinha de mandioca
Uma cebola picada
Sobrepaleta de porco -Tempere o porco com sal, pimenta do reino, chilli picado e as folhas de sálvia picadas, massageando bem a carne. À parte, estique uma folha grande de alumínio em uma travessa que possa ir ao forno. Regue azeite, distribua uma das cebolas em rodelas sobre o alumínio, 50% do alho e um ramo de sálvia. Coloque a peça de porco, regue com o vinho e azeite. Distribua os demais ramalhestes de sávias e o restante de cebola em rodelas e dentes de alho. Embrulhe a sobrepalheta fechando bem para que asse também com o vapor. Coloque no forno forte. Asse por 1h30 hora. Abra o alumínio, regue com o caldo da própria carne rapidamente e retorne ao forno por 20 min para dourar. Pronto. agora reserve enrolado no alumínio, no forno desligado.
Batatas - As batatas podem ser assadas ao mesmo tempo que o porco. Reque uma travessa com azeite. Corte as batatas em fatias finas até preencher o fundo. Distribua o alecrim e regue com mais azeite, até formar três camadas. coloque no forno. Após 10 minutos, retire-as e mexa. Isso vai fazer com que não grudem umas às outras e que até inflem um pouco. Retorne ao fogo e asse até todas estarem douradas por igual. quando estiverem firmes, pode dar mais uma mexida. Caso não estejam firmes vão desmanchar ao mexer.
Couve - Em uma frigeira de ferro doure o bacon picadinho, acrescente a cebola picada e refogue a couve. Acrescente a farinha de mandioca e desligue.
Corte a sobrepalheta em fatias e monte os pratos.
Decore com ramos de alecrim.

Nenhum comentário: