sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Arroz de Polvo

Uma nova fase na vida deve, sempre, ser comemorada. Para tanto, nada melhor que uma bela refeição e brindes, muitos brindes. E a comemoração da vez foi ao lado da querida amiga Daisy Carias de Oliveira, sommelier, que, após saber o cardápio, harmonizou com bebidas especiais. Entre eles um Crémant de Bourgogne, edição limitada de míseras 2300 garrafas... Ah, o som.....o som foi a narração do jogo do Fluminense contra o LDU, do Equador, já que Daisy e Felipones são torcedores fervorosos do time carioca, que tentava o título da Copa Sul-Americana. Não deu. Mas valeu pelo encontro que contou ainda com a presença do corinthiano Rafa...


Arroz de Polvo
300 grs de arroz branco
2 kg de polvo (dois polvos de cerca de 1 kg cada)
100 ml de azeite de oliva
3 cebolas picadas
1 lata de tomates pelados, com a polpa
caldo do cozimento do polvo – 1 xíc. de arroz para três de caldo
1 maço de brócolis – só as flores bem picadas
3 talos de aspargos frescos picados cozidos previamente no vapor por 5 minutos
1 pimenta dedo de moça sem sementes, bem picada
200 ml de vinho tinto seco
2 ovos cozidos picados
sal, pimenta do reino
páprica picante
Modo de Preparo – Lave o polvo muito bem em água corrente. Coloque-os numa panela de pressão cobrindo-os com água fria até cerca de 3 dedos acima dos moluscos. Após a panela pegar pressão, cozinhe 10 minutos e desligue. Retire o polvo, lave-os e retire a pele cuidando para não remover as ventosas. Corte os tentáculos em pedaços de 3 cm, preservando o rabo um pouco maior para decorar o prato. Reserve o caldo em que foi cozido.
À parte, em uma panela de fundo grosso e alta, aqueça parte do azeite e doure a cebola e a ‘dedo de moça’. Acrescente os tomates e a páprica e cozinhe por cerca de 15 minutos, até desmanchar bem. Acrescente o vinho, mais uns minutos até evaporar o álcool. Coloque 50% do polvo picado e, em seguida, o arroz. Refogue tudo mais uns 5 minutos e acrescente o caldo aos poucos, até o arroz estar ao dente. Coloque os demais pedaços do polvo e o aspargo picado. Não esqueça de reservar os rabos dos tentáculos. Desligue o fogo. Coloque tudo numa terrinê com o brócolis picado e o ovo. Regue com bastante azeite de oliva, tampe a terrine e coloque para aquecer no forno a 180°, por aproximadamente 10 minutos.

Um comentário:

Victor disse...

Fala queridões!? Fazia tempo que não passava por aqui, Como foram de Natal? Esqueço que você é torcedor do carrasco desse ano e você como um coxa branca sofreu, ou não?
Grande abraço que 2010 seja regado a bons vinhos, sucesso e o mais importante AMOR... Felipones você mora em meu coração amigo!
Abraços
Victor e Familia