quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Pernil de Cordeiro em camadas com lentilhas ao dente


Pernil de Cordeiro em camadas
1 pernil de cordeiro de cerca de 2kg, cortado em fatias de 3 cm cada (peça ao seu açougueiro para cortar, o que mantém os pedaços uniformes em função do osso)
4 cebolas cortadas em rodelas
2 pimenta chilli, sem sementes, bem picada
Uns 10 ramos de hortelã
4 ramos de alecrim desfolhado e picado
Um punhado de folhas de menta
100 ml de vinho tinto, seco
100 ml de azeite extra virgem
sal e pimenta do reino moída na hora
Modo de preparo - Estique uma folha de papel alumínio (tamanho suficiente para embrulhar o pernil) sobre uma forma e reserve. Passe o sal e a pimenta do reino nas fatias do pernil, massageando bem a carne. Reque o papel alumínio com 50% do azeite, distribua 50% dos ramos de hortelã e coloque o pernil sobre os temperos sem desmanchar a seqüência das fatias. Entre os pedaços do cordeiro, distribua rodelas de cebolas, as folhas de menta, o alecrim e o chilli picado. Reque com o vinho e o restante do azeite. Cubra com o restante das cebolas em rodelas e os demais ramos de hortelã. Embrulhe a peça no alumínio e feche bem, formando um pacote. Asse por 1h40.
Sirva com Batatas assadas e Lentilhas ao dente




Lentinhas ao dente
500 gr de lentilha
100 ml de azeite
1 chilli picado
1 cebola picada
1 colher de chá cominho
1 colher de chá de páprica doce
sal
Modo de Preparo – Aqueça o azeite e acrescente o chilli, frite alguns segundos. Coloque a cebola, doure e acrescente a lentilha e os temperos (cominho e páprica). Frite mais alguns segundos e cubra de água fervente (não ultrapasse 1 dedo acima da lentilha). Vá colocando água à medida que o grão vai secando. Quando estiver ao dente e sem líquido. Deslique, regue com mais um pouco de azeite de oliva e sirva.

Nenhum comentário: