sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

‘Namorado’ assado com batatas e tomates

Ao retornar de Zimbros fazemos questão de trazer frutos do mar frescos para preparar uma refeição especial. No caso, um peixe inteiro, Namorado, de carne firme e não muito gorduroso para ser assado. É muito simples, além de ter uma bela apresentação quando levado dessa forma à mesa. A carne dos peixes quando assados inteiros, com as espinhas, fica mais suculenta e com sabor mais intenso, já que a umidade é preservada.
Ingredientes (seis pessoas)
1 'Namorado' de cerca de 3 kg, sem a barrigada e sem escamas
200 ml de azeite
Suco de dois limões coado
2 limões cortados em fatias finas
20 ramos de manjericão e mais um punhado de folhas
4 dentes de alho picados mais 6 dentes inteiros
Pimenta do reino moída na hora
4 cebolas em rodelas
4 tomates cortados ao meio
4 batatas cortadas em fatias espessa
Sal grosso
Modo de preparo
Lave bem o peixe em água corrente e abra com uma faca afiada toda a barriga do peixe rente às espinhas. Misture o azeite, limão, pimenta, sal e alho picado num pilão e moa bem. Passe esta mistura pelo peixe todo; forre uma forma grande com azeite, 80% dos ramos de manjericão e uma camada de cebola por cima dos ramos; Coloque o peixe em cima dos temperos e, ao redor dele, distribua os tomates cortados, os alhos inteiros e as batatas; Insira as folhas de manjericão dentro do peixe e o restante dos ramos; Pressione para fechar bem o peixe; Distribua por cima as fatias de limão e deixe descansando na geladeira por 3 horas. Leve ao forno numa assadeira por 50 minutos a 160 º com papel alumínio por cima , e mais 10 minutos a 180º sem o papel,. As batatas e tomates incorporam um sabor incrível e o peixe é removido em lascas, firmes e deliciosas. Sirva com arroz branco. Na ocasião, servimos com batatas crocantes e molho de camarão espesso, preparado com tomates frescos, cebola, leite de coco, e camarões firmes, e servidos num prato forrado com catupiry. Sucesso para unir a família em torno de uma refeição reconfortante.

Um comentário:

Maga disse...

Carissímos não acredito que não nos vimos por aqui, eu ainda não sabia se ainda estavam em Zimbros, eu estava com muita vontade de encontrar vocês, conhecer a casa, e curtir nossos papos e comidinhas...como não vieram me ver...