quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Arroz do ‘Papa Carmelo’

Alimentar o meu amado pai Carmelo e sua companheira Kátia com pratos saudáveis, que proporcionem energia e acalentem a alma, tem sido tarefa diária, além das aventuras gastronômicas que fazem parte do cotidiano. Tudo bem que ambos são bons de garfo, mas também sabem apreciar a delicadeza de comidas preparadas com esmero. Os últimos elogios foram tecidos para um arroz, que batizei de ‘Papa Carmelo’
Ingredientes (para quatro pessoas)
2 xícaras de chá de arroz parboilizado
4 xícaras de água quente
1 xícara de caldo de carne
300 gramas de peito de frango cortado em cubos
100 gramas de bacon manta cortado em pequenas tiras
100 ml de azeite
1 cebola bem picada
4 dentes de alho cortado em lâminas
2 talos de salsão cortados finamente, sem folhas
1 colher de chá de cardamomo em pó
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de curry
2 colheres de chá de páprica picante
sal e pimenta do reino
1 abobrinha do tipo verde cortada em pequenos cubos, uniformes
2 colheres de alecrim fresco

100 gramas de ervilhas frescas
Modo de preparo
Aquecer 50% do azeite e dourar, em fogo bem baixo, o bacon. Deixá-los dourados e crocantes. Acrescentar à mesma panela o frango e fritar rapidamente. Colocar alho até exalar perfume e, em seguida, a cebola. Deixar apenas amolecer e colocar 50% do salsão. Colocar o arroz, os temperos, sal, a água e o caldo. Mexer de vez em quando para que tudo se incorpore.
À parte, espalhar a abobrinha com o alecrim em uma forma e deixar no forno, já quente, por cerca de 15 minutos. Ficam como croutons.
Assim que o arroz estiver pronto – deixar ao dente, acrescente o resto do salsão e as ervilhas, mexer para finalizar e distribuir o arroz em um refratário. Espalhar as abobrinhas assadas por cima. Regar com o azeite restante e colocar no forno por 10 minutos.
Se desejar, salpique queijo parmesão.

Nenhum comentário: