domingo, 11 de julho de 2010

Galeto recheado com miga no arroz com grão de bico


Em meio a tantos pensamentos profissionais, tarefas a cumprir, desafios a vencer, a gastronomia me traz a leveza de viver. Leveza essa que tento expandir para tudo que faço e para todos que convivem comigo. Mas são tantas revistas que acumulo, programas de tvs, blogs, sites......que faltam horas no dia para preparar tudo o que desejo. Bom, com tantos pratos na cabeça, sempre vou ao açougue e lá decido o que vamos preparar. Aí aparece um galeto na minha frente. Chegou a vez desta pequena ave, abatida com pouco mais de um mês, ser preparada. Como? Vou desossar, rechear com uma bela farofa e o  resto? Enquanto preparo decido.
Ingredientes:
1 galeto
2 pães amanhecidos
5 dentes de alho picado em finas lâminas
Cerca de 200 ml de azeite de oliva
1 maço de manjericão fresco bicado
1 maço de salsinha fresca picada
Sal e pimenta do reino
1 xícara de arroz cru
1 lata de grão de bico, escorrido e lavado (se preferir, cozinhe e retire a casca após o cozimento);
3 xícaras de caldo de frango aquecido;
Modo de preparo:
Desosse o Galeto - Nunca havia desossado um galeto, mas deitei-o com o peito para cima e com uma faca bem afiada fiz um corte de ponta a ponta no peito. Depois, sempre bem rente aos ossos, vá moldando a ave. Não é difícil. Deixei apenas as asinhas com os ossos. Tempero com pimenta do reino e sal e salpique bastante manjericão de todos os lados. Enquanto descansa, prepare a farofa de miga.
Farofa de miga:
Triture bem os pães e reserve;
Aqueça o azeite e doure as lâminas de alho. Em seguida, coloque os pães triturados, mexa bem – deve ficar umedecido pelo azeite – e jogue a salsinha. Desligue o fogo.
Rechear o galeto com a miga e enrolar bem a ave de forma que o recheio não saia. Amarre com um barbante.
Finalizando o galeto
Em uma panela de ferro, forre o fundo com azeite e doure o galeto de todos os lados cuidando para que não torre nem um pedacinho sequer. Reserve. Descarte o azeite da panela e acrescente um novo e aqueça na mesma panela de ferro. Acrescente o arroz cru, sal e a lata de grão de bico. Firete rapidamente, mexa  bem e disponha o galeto no centro da panela, com o arroz e grão de bico ao redor. Coloque o caldo de frango e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo bem baixo. Retire o Galeto, descarte o barbante e fatie em rodelas de cerca de 3 centímetros. Disponha-os cuidadosamente no mesmo lugar que estava na panela, Regue com azeite extra virgem e salsinha e leve à mesa  no mesmo recipiente.  

Um comentário:

Maga disse...

Grrrrrrr, Maga muito nervosa...como vocês vieram novamente para Zimbros e nem me contaram...aiaiai...saudades. Hoje estava tentando me lembrar do blog sem entrar no meu computer, estou quase esquecendo...que feio né ???
Entrei num blog que tinha uma receita ótima de um pão trés chic, dêem uma olhadinha www.lepetitnicolascupcakes.blogspot.com, parece bom...saudades e não esqueçam de Maguinha, se não vou aí buscar meu aquecedor...rs...beijos