quarta-feira, 21 de julho de 2010

Linguine com ragú do pastificio

Não tenho certeza do nome exato desta pasta, uma das opções possíveis das facas de uma clássica máquina de preparar massa "Velox-Luxo", bastante populares nos anos 70 e 80.  Aqui no Pastificio temos duas, benditas heranças de Dona Ida (vó de baby) e Dona Janete (mãe desse escriba).Vou chamar de linguine, pra não complicar muito. Mas não deve ser. Quem tem uma máquina dessas em casa sabe o prazer de preparará-la. Fica linda, leve e deliciosa, perfeita para diversos molhos. Enquanto eu fazia a massa a baby preparava um ragu com carne. No final, ainda fizemos um molho branco básico e colocamos por baixo do ragu, só pra dar um toque. Mas nem precisa....


Para prepara-la, você precisa de paciência, uma Velox ou similiar. Mas nem todas tem essa faca. Siga a receita básica de massa e a do ragu semplice alla napoletana, incorporando a carne e deixando cozinhar por mais meia hora, no mínimo. O molho branco foi feito com manteiga, um pouco de creme de leite fresco e parmesão. 


Ingredientes (massa para 6 pessoas)
- 500g de farinha de trigo especial (use uma boa marca, não economize) Você também pode utilizar a semolina de trigo duro, ou simplesmente usar metade de cada. Experimente as diferenças. 
- 6 ovos grandes caipiras

Coloque a farinha num recipiente. Adicione os ovos. Misture bem com uma colher e depois use as mãos, deixando a massa uniforme. Envolva num filme plastico e deixe na geladeira por pelo menos meia hora. Abra a massa com o cilindro da máquina até obter a espessura desejada, nem muita fina, nem muito grossa. Use seu feeling. Vá polvilhando farinha para evitar que a massa grude no cilindro. Deixe secar um pouco, mas não muito, pode ser num varal, numa cadeira, ou sobre a mesa. Corte com a faca mais fina de sua Velox.

2 comentários:

hector betancourt disse...

ola. eu sou Venezuelano. Disculpe sim meu portugues nao e muito bem. tenho uma maquina Velox Luxo es muito boa pra facer pasta.

Josi disse...

Hector, muito prazer. a máquina Velox é uma relíquia. Não nos dá problemas, nem manutenção. O único problema dela (quer dizer) quando usada profissionalmente, como no meu caso, é que não é tão ágil, pois as lâminas de massas são estreitas.
Para massas longas (fettuccine, papardele , Linguine.....)perfeito. Para as recheadas tem que fazer duas lâminas de massas e sobrepô-las, uma em cima da outra. E não apenas dobrá-las.

No mais, é perfeita, conseguindo obter várias espessuras de pasta.

No mais, estou à disposição.
Grande abraço, Josi Basso