sábado, 30 de outubro de 2010

Feijão com roupa de festa


Para falar da receita do 'Feijão com roupa de festa', não posso deixar de contextualizar o momento especial em que foi preparado. Há algumas semanas, minha amada irmã Dani e seu marido Luis Krassuski realizaram uma festa inesquecível para oficializar o casamento – união que há cinco anos já alegra os que os cercam com a felicidade que compartilham com todos. Realizada na Ilha do Mel, litoral do Paraná, a dupla organizou uma cerimônia que reuniu dezenas de pessoas para brindar e, realmente, comemorar durante três dias. O inusitado ficou por conta de todos estarem numa Ilha, apenas ouvindo o som do mar, ao lado do Forte – região deserta da Ilha, e da diversidade de pessoas que lá estavam. Todos instalados em pousadas da praia do Forte, como a Pedra da Baleia, ou na casa do casal, que, gentilmente, cedeu o lar para alguns dos convidados, entre eles, nós, do Pastifício. Para agregar à comilança festiva, eu aderi aos meus grãos e legumes, sempre compartilhados pelos demais hóspedes da residência. Um dos pratos degustados por todos, em canecas, foi este. Levamos grãos de feijão recém colhidos, debulhados por um singelo feirante, que cultiva em seu quintal hortaliças, grãos, verduras e comercializa em pequenas quantidades na mais tradiconal feira livre de Curitiba, a do Alto da Glória, todos os sábados. Como sabiamos da dificuldade de comprar temperos frescos no local, levamos alguns suprimentos, além de tantos outros levados por todos.
Os grãos recém colhidos devem ser cozidos com cuidado mais do que especial, para que mantenham o formato e não percam a textura. Então deixe de molho por apenas 15 minutos e cozinhe por 5 minutos na panela de pressão, abra e finalize em mais 15 minutos com a panela destampada.
Ingredientes:
1 kg de feijão carioca, recém colhido
1oo ml de azeite extra virgem
1 colher de manteiga de garrafa
100 gramas de azeitonas verdes picadas grosseiramente
2 cebolas grandes bem picadas
1 maço de salsinha bem picada
2 colheres de tomilho limão
½ maço de nirá picado, ou 2 dentes de alho amassados
2 folhas de louro dobradas ao meio
100 gramas de bacon cortado em fatias bem finas, na longitudinal, com pouca gordura
3 cenouras cortadas em cubos pequenos. Brunoise.
1 litro de água (ou, se tiver à mão, o que não era o caso, 1 litro de caldo de legumes)
Modo de preparo
- Escorra o feijão
- Aqueça o azeite e a manteiga. Coloque a cebola, doure, e na seqüência, o maço de salsinha bem picado. Acrescente o feijão, mexa bem, e deixe ‘fritar’ por alguns minutos (cerca de 10 minutos).
- acrescente o bacon picado, a azeitona, a água fervente ou caldo de legumes quente, regue com mais um pouco de azeite e tampe a panela de pressão. Ferva 5 minutos, tire a pressão, volte ao fogo. Verifique o ponto.
Se precisar coloque um pouco mais de água. Coloque a cenoura, que deve ficar al dente.
Neste momento, a lém da cenoura estar cozendo o caldo vai engrossar. Desligue e sirva em canecas. É uma refeição completa para manter a energia de todos para uma festa, que, no caso, iniciou às 18h com o niver de 15 anos da super Gabi, que fez as preliminares do casório, ao lado dos seus amigos, que também foram convidados mais do que especiais do evento.

2 comentários:

Daniele disse...

Jo...querida irmã...amei o texto, que como sempre, supera expectativas. Vcs são parte da nossa historia linda, amamos vcs..so gostariamos de ve-los mais, a saudade aperta ao mesmo tempo que o relogio corre e os afazeres do dia a dia pedem nossas presenças e perdemos momentos preciosos junto de pessoas queridas.Apoio toda a virada da sua vida, com mais qualidade de vida e mais barulho de mar, o qual, disso, nos duas somos movidas e energias recarregadas..Amo-te!!

Maga disse...

Que lindo !!!
Felicidades para Daniele !!!
E afinal quando mesmo vocês vem para Floripa ???