terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Nega maluca com confeti da Dora


No último dia 3, diretamente do Zimbros, este Pastifício teve uma missão incomum. Preparar o bolo de aniversário da pequena Dora, que completava três aninhos. Digo missão, pois confesso, nunca, jamais, em tempo algum, havia preparado um único e escasso bolo. Afinal, a guloseima não me apetece mais há tempos. Mas metido que sou, disse que faria. O mais sensato seria recorrer à única padaria zimbreira e comprar um belo bolo pronto, com papel em volta e tudo mais. Para piorar, minha companheira inseparável de aventuras na cozinha, não estava ao meu lado, pois teve que regressar no dia anterior para a labuta jornalística (ela  também não entende de bolos, mas pelo menos eu teria alguém pra dividir o revés, caso desandasse). Além disso, a mocinha é arretada e tinha uma exigência: que o bolo fosse coberto com confeti (aqueles docinhos multicoloridos recheados de chocolate).  Dei uma olhada em alguns livros de receita, não gostei de nada. Então, tive um estalo. Lembrei das minhas jovens tardes de domingo e da “nega maluca” que minha mãe, Dona Janete, preparava para mim e minha irmã. Liguei pra ela, anotei os ingredientes e o modo de preparo e preparei o bolo com capricho. Foi uma alegria olhar para o forno e vê-lo crescendo (as receitas de Dona Janete sempre guardam segredinhos, que ela “esquece” de contar). Mais ainda, ver  Dorinha, seu irmão Theo e o casal de pais corujas batendo palmas e celebrando com alegria e simplicidade mais um ano desse pedacinho de gente. 

Ingredientes
3 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
3 ovos inteiros
Duas claras de ovo batidas em neve
1 xícara de óleo de soja
1 xícara de leite
3 colherinhas de fermento em pó 

Cobertura
4 colheres de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de manteiga
confeti para polvilhar 
Unte uma forma retangular com manteiga e polvilhe um pouco de trigo por cima, retirando o excesso. Acenda o forno a 150°. No liquidificador, coloque a farinha, o açucar, o chocolate em pó, os ovos inteiros, o leite e o óleo e bata, até obter uma massa uniforme, ligeiramente líquida. Coloque numa tigela e acrescente o fermento em pó e as claras em neve (previamente batidas), mexendo suavemente com uma colher de pau. Despeje a massa com cuidado na forma. Coloque no forno e deixe assar por aproximadamente 30, 35 minutos. Jamais abra o forno antes da massa crescer. Verifique o ponto do bolo com um garfo ou palito, saindo sem grudar nada está pronto. Enquanto o bolo assa, prepare a coberuta, derretendo a manteiga e acrescentando o chocolate em pó e um pinguinho de leite. Retire o bolo do forno, faça diversos furos com um garfo para a cobertura penetrar nas entranhas do bolo e cubra com confetis (a receita original de minha mãe é coberta com chocolate granulado).  

Um comentário:

Célia disse...

Pôxa!Vc descreveu os momentos deste dia especial com brilhantismo! Foi exatamente isso: Um dia lindo,singelo,alegre e recheado por um delicioso Parabéns pra vc... com bolo de chocolate dos Deuses!!! Valeu e está aprovada sua perfomance ,bem-vindo ao mundo dos doces e guloseimas!Bjo, Célia