domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bucatini suculento com camarões grelhados




O preparo de variadas massas com frutos do mar já se tornou um clássico no cardápio de Zimbros, já que no local esses ingredientes são abundantes e a qualquer hora do dia podem ser adquiridos nas redondezas.  Para a ocasião, utilizamos o bucatini, uma massa longa furada no centro, formato obrigatório quando se  prepara o clássico molho all"amatriciana. Mas como dispúnhamos de seis lindos camarões brancos, sem casca, preparamos um molho com creme de leite fresco, bacon e cebola e simplesmente grelhamos os camarões.

Ingredientes (para duas pessoas)
- 6 camarões brancos, grandes
- 200g de Bucatini nº9
- 1 cebola cortada em concassê
- 50g  bacon, cortados em cubo
- 1 punhado de salsinha bem picado para decorar
- 10ml creme de leite fresco
- 50 ml de azeite
- sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Limpar os camarões, retirando a casca, mas preservando o rabo. Depois disso, com uma tesoura de cozinha, ou faca de ponta, retirar as tripas que ficam sob o crustáceo. Assim, eles ficarão com uma aparência sensacional enquanto grelham.
- Temperar os camarões com pimenta do reino moída na hora. Nunca coloque sal antes de ir ao fogo, já que desidrata o ingrediente deixando-os menos suculentos
- Aquecer o azeite em uma frigideira de ferro. Em fogo baixo dourar o bacon até deixa-lo crocante. - Acrescentar a cebola e deixar dourar também. Reserve. Coloque o bucatini para cozinhar, fica al dente em 9 minutos. Na mesma frigideira, grelhe os camarões rapidamente, até ficarem rosados por inteiro e levemente grelhados. Não deixe muito tempo, senão enrijecem. Reserve.

- Na frigideira volte o bacon com cebola e acrescente o creme de leite fresco. Deixe ferver em fogo baixo. Escorra a massa colocando-a direto na frigideira com o creme. Assim, o caldo que resta da massa deixará o molho mais opulento. Acrescente a salsinha. 




 Sirva imediatamente, decorando os pratos os com camarões.

2 comentários:

Daniele disse...

Aiii que vontade que da!!!

Rosa Maria disse...

Adorei o seu blog .Beijos.
Rosa Maria