domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os encantos dos nossos cantos, com Camarão Soltinho

No cantinho de Zimbros os encantos são tantos que se perder no tempo é muito, muito fácil. A lembrança das ‘horas’, depois de repentinos e rápidos mergulhos para se refrescar, é retomada pela fome. Lógico que algumas ostras frescas já foram degustadas no café da manhã. Aliás, ao comê-las naquele dia pensei: “o sabor das ostras deve ter o poder de atrair o som dos golfinhos”, já que se degusta o ‘sabor do mar’”.  Para o dia, as compras já haviam sido feitas: camarões pistola, camarão miúdo com casca e cabeça, para fazer ‘soltinho’, e um linguado inteiro, com a barrigada tirada com destreza por Seu Joel pelas gelras.  O camarão ‘soltinho’ foi o primeiro prato de mais um dia de calmaria.

Ingredientes
- 600 grs. de camarão pequeno, com casca e cabeça
- sal e pimenta do reino
- um punhado de folhas de manjericão
- raspas de limão siciliano
- farinha de trigo, o quanto baste para apenas passar o crustáceo.
- 300 ml de óleo bem quente, em panela alta e de proporção pequena para que o óleo fique uns 10 cm de altura. Dessa forma, vai fritar por igual, já que vai precisar repetir a operação por duas vezes para que fique soltinho e crocante. Um tira-gosto sem igual.  

Modo de fazer
Lavar bem o camarão e deixar escorrer totalmente.
Temperar com as folhas de manjericão, sem os talos, e com a pimenta do reino.
Deixar descansar por 1 hora na geladeira.
Colocar um punhado de camarão num saco plástico descartável (50% dele), pulverizar com farinha, sem excesso, chacoalhar bem  e colocá-los numa peneira para eliminar o excesso de farinha.
Colocar na panela com óleo quente e, sem mexer, deixar dourar por igual.
Tire com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente.
Salgue e rale limão siciliano por cima.

Nenhum comentário: