terça-feira, 25 de outubro de 2011

Feijão Verde Fresco com peperoncino

A beleza da cozinha Toscana está na simplicidade e no frescor dos ingredientes, já que os povos do Mediterrâneo provavelmente inventaram e espalharam pelo mundo o refogado de legumes, base dos nossos guisados, e outros pratos que sempre levam cebola e tomate, fritos em azeite e aromatizados com alho, ervas aromáticas e pimenta fresca. Mas tudo sempre recém tirado da horta para seu prato. No caso, um feijão verde fresco, que se tornou refeição principal em cerca de 15 minutos, lógico que sem panela de pressão, já que este utensílio é raro por aqui. No sul do Brasil já comprei congelado, já que a grande produção está no Nordeste, mas não preserva o mesmo sabor como no caso deste.
Ingredientes.
500 gramas de feijão verde fresco
5 dentes de alho, cortados ao meio
100 ml de azeite de oliva
2 conchas de caldo de legumes
sal rosa (muito utilizado na região por ser saudável. É rico em minerais, já que foram formados quando as montanhas do Himalaia eram leitos do mar)
e  pimenta fresca, rasgada com as mãos.
Modo de preparo
Aquecer o azeite, dourar o alho e acrescentar o feijão.
Fritar por cerca de 5 minutos
Agregar uma concha de caldo, tampar e mexer vez ou outra
Quando estiver quase seco regue mais um pouco de azeite e a outra concha de caldo de legumes. Tampe a frigideira e espere. Em minutos estará ao dente. Para finalizar, adicione a pimenta rasgada
Sirva com focaccia, frios e nacos de queijo.

2 comentários:

Iliane disse...

delicia de receita..bjus

Porções de amor disse...

Com certeza deve ficar deliciosa!