quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Testaroli, uma iguaria da Toscana

Trata-se de uma iguaria típica da Itália, da região da Ligúria e Toscana, os Testaroli são preparados artesanalmente. De simples elaboração, à base de farinha e água, são comercializados pelos pequenos agricultores, que dedicam a vida ao agriturismo, principal forma de atividade econômica da região. A iguaria é servida, na maioria das vezes, com pesto, olio d’oliva ou, ainda, com sugo de fungui tudo também preparado e vendido pelos próprios donos de pequenas ‘comunas’ - fazendas que recebem hóspedes, de forma simples, mas com muita dedicação, oferecendo a todos que por ali passam tudo que tem à cozinha, de queijos, pães, azeites a vinhos deliciosos – tudo por eles produzidos. No caso, estes preparados no Borgo Della Colomba.
Depois de distribuídos uniformemente, com cerca de 25 a 20 cm, em formas, como as típicas de pizza, só que de material especial, os Testaroli são embalados à vácuo e, quando servidos, escaldados em água fervente por, no máximo 2 minutos. Muitas vezes degustados como primeiro prato ou, depois de muito trabalho que todos tem na lavoura, como refeição principal. Como os próprios agricultores, muito unidos, falam  “os dirigentes da terra são os dirigentes da agricultura e por ela responsáveis...e responsáveis pelo futuro do Planeta terra, já que da terra tudo tiram e transformam”.
Uma vez que a cozinha desta zona foi que a alimentavam os pobres, hoje se transformou em riqueza e variedade de preparação. A partir de ingredientes simples da terra, nascem as receitas e as variações que têm ajudado a fazer alguns pratos especiais dos mais característicos da região como o Testaroli.















Nenhum comentário: