domingo, 20 de novembro de 2011

Sopa de Cogumelos ‘Paris em Rose’

A primeira colaboração para nosso blog, elaborada em terras distantes do Pastifício, não deixa de ser uma honra e, de minha parte, uma imensa satisfação por me trazer conhecimentos do dia a dia da cozinha parisiense – diversos da dos bistrôs (sem desmerecer) presentes em revistas e da maior parte dos ‘cardápios’ de turistas encontrados no Brasil.  A amiga Gabi, que recentemente se mudou para Paris (França) - paris en rose -, adora comer e cozinhar bem, e tem dom para a ‘coisa’. Além da habilidade nata é uma ‘especula da graúda’, como dizia minha amada mãe – o que a torna, antecipadamente, uma cozinheira adorável, com grande propriedade. Gabi, obrigada. Esperamos que esta seja a primeira de muitas. Para o arsenal de receitas do pastificio.blogspot, uma Sopa de Cogumelos ao estilo,como ela mesma descreve, 'improviso', sem desmerecer ingredientes e sem deixar de lado um bom caldo de legumes caseiro.
Vamos lá Gabi!!!! Boa sorte nesta nova etapa da sua vida e esperamos novos ‘improvisos’, deliciosos como este.
“A geladeira aqui na nova vida em Paris mudou um pouco, especialmente no tamanho - é na verdade um frigobar. Os ingredientes também mudaram, assim como o fogão - que são duas chapas elétricas. Ah...e o forno - um mini forninho elétrico. E te vira, nega, que restaurante aqui é caro!”
Ela sabe se virar muito bem e vai nos apresentar, sempre que puder, seu cotidiano gastronômico na França, e tenho a certeza de que diversas delícias das que conhecemos no Brasil.
“Bom, em recente final de semana, frigobar quase vazio e mercados fechados, resolvi me virar com o que tinha: cogumelos paris frescos, cebola, alho, caldo de legumes caseiro (mesmo com pouco espaço não perdi esse hábito de mamma),  fatias de bacon defumado, queijo de cabra fresco, as folhas da minha hortinha e um mini vinho rosé. Resolvi, então, fazer uma sopa de cogumelos. Como não encontrei na Internet receita similar, de acordo com o que dispunha e pretendia elaborar, tive que me aventurar por conta própria. Como eu estava super inspirada e com vontade de fazer tudo com calma e carinho, fui registrando os passos com a minha máquina (também quase sem bateria!)".
O resultado foi tão bom que fiquei super orgulhosa de ter transformado um frigobar quase vazio num super jantar. Claro, a qualidade dos produtos daqui ajuda até os menos experientes dos cozinheiros..."
Modesta. Gabi tem habilidade!!!!!
 Ingredientes  (para duas pessoas)
- 100g de cogumelos paris cortados em estrela (lavados em água e bem secos com papel toalha)
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho grande em fatias
- 3 fatias de bacon fumé picadas
- 1 litro de caldo de legumes caseiro
- 1 colher de sopa queijo de cabra fresco
- 1colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
- sal, pimenta do reino a gosto
- 1 punhado de salsinha fresca (1/2 xícara de chá)
Modo de preparo
Numa panela de tamanho grande fundo grosso, fritar levemente o bacon no azeite e, logo em seguida, fritar as fatias de cogumelo na gordura no bacon. Quando os cogumelos estiverem começando a ficar torradinhos nas bordas e o líquido tiver secado, acrescentar um pouquinho de vinho rosé para soltar o torrado do fundo da panela. Acrescentar a cebola e o alho e, se necessário, mais um pouco de azeite. Quando a cebola estiver corada, acrescentar o queijo de cabra e a salsinha. Já com uma aparência cremosa, é hora de acrescentar o caldo de legumes. Deixar o caldo ferver em fogo baixo até reduzir à metade. Quando o cheiro e a consistência estiverem irresistíveis....Voilà, tá na hora de servir!


Nenhum comentário: