domingo, 4 de março de 2012

Sanduba de linguiça toscana


Neste domingo, com minha Baby avariada por uma gripe daquelas, fiquei responsável pelo almoço. Preparei então uma das minhas especialidades: um ‘sanduba’ responsa, com pão francês fresco, da padaria da esquina, recheado com lingüiça toscana grelhada na brasa, tomate e cebolas cortados em fatias bem finas. Para finalizar, mostarda amarela e maionese (se preparada na hora, à moda das que nossas mães faziam, ou ainda elaboram, melhor ainda).
Receita que, com certeza, agradaria os exigentes amigos comilões da  ‘Baixa Gastronomia’ Para finalizar o cardápio, costeletas de porco grelhadas, acompanhada de farofa de ovos com alho e ervas.


Ingredientes (para duas pessoas)
Sanduba de Linguiça
- Quatro lingüiças toscanas, da grossa
- 1 cebola pequena cortadas em finas lâminas (se preferir não manter o ardor da cebola na boca após a degustação mergulhe as fatias em água fervente por cinco minutos, escorra em uma peneira e coloque-as em um recipiente com água bem gelada, ou com cubos de gelo por 5 minutos (este processo manterá a crocância e garante um sabor mais suave)

- Duas fatias de tomate finas
- Salsinha e cebolinhas frescas 
- Mostarda amarela, de boa qualidade
Modo de preparo das lingüiças
- Coloque-as, na vertical, uma a uma em um espeto;
- Grelhe, em brasa quente, por cerca de 1 hora, virando sempre para que fique com cor e sabor uniforme;
-  Disponha os pães abertos, untados com maionese, sob a grelha por um minuto de cada lado. Corte a linguiça já grelhada ao meio coloque-as no pão, acrescente os tomates, as cebolas e as ervas. Finalize com uma dose generosa de mostarda.
Costeletas de porco
- tempere a peça com cerca de 10 ripas, com alecrim fresco, sal e flocos de pimenta calabresa seca;
- Coloque a peça no espeto com os ossos para baixo e gordura para cima. Quando estiver douradaé a vez da gordura assar. Tome cuidado para não deixar torrar. Deve ficar crocante e macia.

Um comentário:

Fabiano Dalla Bona disse...

Felipe, mandou bem, Saudades e vc não sabe o prazer que foi reve-los!