quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Merendeira exemplar



Vó Maria acaba de completar 86 anos. Destes, 31 foram dedicados a preparar refeições muitas vezes menosprezadas, mas que tem enorme valor para crianças carentes: a Merenda Escolar, hoje denominada ‘Alimentação Escolar’. Os alimentos preparados pela vó com esmero e cuidado tinham a intenção de nutrir os pequenos não só durante as aulas. Infelizmente, na maioria dos casos, até o próximo dia, já que para a maior parte dos inesquecíveis 473 alunos era a única refeição do dia. À época, se fazia fila e cada um levava sua caneca. “Tinha uma que levava um ‘bulinho’ para encher até a boca e não precisar entrar na fila mais de uma vez”, lembra. Até nós (eu e minhas duas irmãs), quando a vó permitia, ficávamos a postos para conferir se alguma delícia havia restado.
No cardápio - além dos ingredientes recebidos para o preparo - couve, batata, temperos frescos... levados por ela da própria horta enriqueciam o sabor e agregavam nutrientes. “No dia em que a vó fazia charque desfiado, com feijão e macarrão até as professoras não resistiam e se esbaldavam. No final da tarde, todas queriam saber qual era o cardápio do próximo dia”. Entre as opções mais disputadas, além do macarrão com charque, polenta com couve; feijão com arroz; e a sopa com legumes da horta. “No dia da sopa, além dos legumes que levava, pedia para cada um levar um dentinho de alho, ou uma batata ou cenoura, da horta. Com isso, tinha semanas que conseguia deixar a comida ainda mais gostosa por uma semana inteirinha”, lembra vó Maria.
Em um bairro (Pilarzinho) – naquele tempo composto por uma população extremamente pobre - a vó não esquecia das crianças (em sua maioria entre 5 a 10 anos) com irmãos que não tinham o mesmo privilégio. “Era proibido, mesmo que sobrasse comida, dar para as crianças levarem para a casa. Lembro da Roseli, então com dez anos, que tinha seis irmãos. Eu falava para ela levar todos para a escola e no final da aula, dividia um pouquinho da merenda para cada um deles. Iam embora saltitando”.Hoje em dia, me contaram que os copinhos de plástico são distribuídos na sala de aula, e pela metade. E sabe lá como são feitos. Como era bom alimentar aquelas crianças”. Com relatos como o da merendeira vó Maria se torna mais fácil vislumbrar refeições saudáveis, coloridas e alegres para as crianças. Afinal, as filas da Merenda Escolar acabaram!!!!!

Nenhum comentário: