quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Camarão Imperial


Camarão rosa selado e gratinado com nata
Em se tratando de camarão, o que gosto mesmo é de prepará-lo de forma a preservar o sabor do crustáceo evidente, apenas com aromas de ervas frescas  e temperos diversos. Mas, me rendi a uma versão que elaborei, batizado de 'Camarão Imperial'. Lógico que os camarões, de bom tamanho, foram limpos e selados rapidamente. Com isso, o creme que os cobriu não modificou a textura do crustáceo, que só retornou para o forno para ser gratinado, com aquecimento superior a todo vapor. Ficou realmente delicioso.
Uma das grandes vantagens de se utilizar o camarão rosa em alguns preparos é a de que o Rosa é carnudo e firme, pode chegar a até 18 cm. Enquanto o Cinza, também delicioso, é pequeno e ideal para aperitivos. 
Camarão rosa com ''saia', salteado no azeite
Apesar do alto preço dos crustáceos neste período, em Santa Catarina ainda se consegue adquirir diversas espécies com preços razoáveis, antes do início do defeso. O período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os pescados estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.



Receita para o Creme à base de bechamel
4         colheres de sopa de manteiga
4    colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de chá de leite
200 ml de nata
1 pitada de noz-moscada
sal a gosto
Suco de 1/2 limão siciliano
raspas de limão para finalizar
1 bulbo de capim limão bem moído (1/2 colher de chá)

Modo de preparo

Leve a manteiga a uma panela com a farinha de trigo. Mexa sem parar até cozinhar a farinha. Sempre em foto baixo para não empelotar. O adequado é mexer com um foie  que facilita a cocção e o trabalho.
Acrescente o leite, uma xícara de cada vez. Bata bem para que não se forme grumos até acrescentar todo líquido. Ao final, tempere com a noz-moscada, sal.
Acrescente o suco do limão, o capim limão e a nata. Novamente, com o foie, incorpore bem os ingredientes ao bechamel. Em fogo baixo, deixe borbulhar por cerca de 5 minutos. Até utilizar, cubra o Creme com filme plástico para evitar que se forme uma película por cima.
Assim que selar os camarões, aqueça o creme, disponha sobre os crustáceos e gratine rapidamente.

2 comentários:

Ysandra Pena disse...

Obrigada por seguir meu blog...ja estou seguindo o seu tambem.
Amei seu cantinho.
Beijinhos

Ysandra Pena disse...

Eu querooooo

Beijinhos

http://virandocomida.blogspot.com