sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Trilogia de nhoque a quatro mãos



Poderia até nomear uma sinfonia. Mas o resultado não deixou de ser, já que a dupla de cozinheiras para lá de afinadas (Luzinha Martins e eu) estreamos na cena culinária juntas, pela primeira vez, produzindo quitutes para lá de saborosos. E não nos intimidamos em fazer pouca coisa. Foram três versões de nhoque, cada qual com suas pitadas de temperos e ingredientes, convenientes com a matéria-prima destaque. Nhoque de batata-salsa (mandioquinha) e de batata-doce. Alternativa a esses, o de inhame, que superou todas as expectativas, já que as opiniões não foram só as nossas, mas com os amados companheiros de vida, que partilham o dia a dia aos nossos lados.

Apesar de seguirmos algumas receitas não há como assegurar que devem ser feitas ao pé da letra. Afinal, como bem ensina o profissional da cozinha Alain Ducasse, "cozinhar não é seguir as receitas ao pé da letra, é conservar-lhes o espírito".
No caso, enfatizo em dose tripla por se tratar de nhoques preparados com tubérculos assados (inhame), cozidos (batata-salsa) e no vapor (batata-salsa – mandioquinha), que exigem manipulações diversas, onde o ponto é assegurado na hora de esticar cada um deles. Se não estiverem firmes, voltam para as mãos.
Nhoque de inhame (4 porções)
- Cerca de 1 quilo de inhame pesado depois de assado e sem a casca. Na ocasião, esta quantia representou quatro tubérculos grandes, envoltos em alumínio e assados por cerca de 1h. Para atestar o ponto, perfurar e sentir se está macio. Na ocasião, dois deles ficaram uns 20 minutos a mais). O bom de enrolá-los no alumínio é que preservam ainda mais o sabor, textura e cor
- 2 xícaras de farinha de arroz
- sal
Modo de preparo
Depois de descascados, chega a hora do fitness. E olha que a Lu tem um poderoso amassador. Mesmo assim, para tirar todos os grumos e totalmente macio, o negócio é usar a força e ter paciência;
Em seguida, agregamos o azeite, sal e a farinha.
Acertar o ponto para enrolá-lo foi o maior desafio, já que o inhame é fibroso e, por vezes, voltava às mãos, recebia um pouco mais de massagem para ativar o amido e, ao final, acabamos moldando algumas dúzias para que ficassem, além de gostosos, belos.
Nhoque de batata-doce (3 porções)

- Cozinhamos três batatas-doces na água. Ela cozinha mais facilmente. Retiramos a casca, amassamos também mais facilmente.
- 1 gema
1 xícara mais ½ de farinha de arroz
1 xícara de amido fécula de batata
Noz moscada a gosto
Sal
Regar com azeite
Modo de preparo
Agregar bem todos os ingredientes, fazer bolas na mão e estica-las na mesa, polvilhadas com afécula.
Ao contrário do Inhame, o de batata-doce é mais fácil de esticar e rápido de finalizar.
Mas o de inhame fica mais aerado. Já este é mais pesado.
Nhoque de batata-salsa (mandioquinha) 2 porções
- Cerca de duas xícaras da mandioquinha ao dente, cozidas no vapor em finas lâminas.
- Amassar bem
- Agregar 1 gema
l
- Azeite de oliva
- Noz-moscada ralada
- Sal

Nenhum comentário: